quarta-feira, 7 de abril de 2010

Não jogue lixos nas ruas

Enquanto estava caminhando pelo centro da cidade, pude observar o quanto às pessoas jogam lixos nas ruas.

Muito delas passam pelo latão de lixo e mesmo assim é como se ele não estivesse lá, não tivesse nenhuma finalidade.

Eu me pergunto, por que será que as pessoas agem assim?

Será que é por distração ou por pouco causo?

Independente da resposta, todos deveriam pensar no mal que estão fazendo a si próprio.

Uma vez eu vi uma pessoa jogar lixo na rua e perguntei. Por que você não joga no latão ali na frente? (olha só, ela estava bem pertinho dele), e sabe o que ela me respondeu?

“Se eu não jogasse lixo na rua não teria serviço pros lixeiros”, parece brincadeira, mas o pior é que a pessoa falou sério.

As pessoas que trabalham para retirar nossos lixos são pessoas que nos ajudam a manter o ambiente limpo, e não escravos para sair catando tudo que você joga no chão.

Devemos nos comportar como se estivéssemos em nossa casa, ou será que você joga o seu lixo em qualquer canto da sua casa? Eu prefiro acreditar que não.

Seja consciente, jogue o seu lixo no lixo, colabore com o meio ambiente.

2 comentários:

  1. Não gosto muito de doces; tendo-os em casa quase não me lembro de comê-los. Agora, uma bala de menta, a Mentolina, eu gosto muito. É só acabar um saco delas que compro outro e, correntemente, ando com estas balinhas no bolso para chupá-las na rua.

    Ao desembrulhar uma dessas balas, não encontrando uma lixeira por perto, coloco o papel dela em meu bolso; chegando a meu destino jogo no lixo.

    Um simples papel de uma só bala, não suja muito a rua – embora seja errado jogá-lo ali, só que, todo mundo jogando estes papeis na rua, vira um monte de lixo nela.

    Se todos, de repente, deixassem de jogar lixo nas ruas, mesmo assim, os trabalhadores da prefeitura que cuidam da limpeza urbana ainda teriam serviço. Há os ciscos que o vento traz as folhas que caem das árvores e sujeiras que acidentalmente cairiam pelas ruas e calçadas; sempre estes trabalhadores terão seu trabalho garantido.

    As prefeituras, precisando menos destes trabalhadores na limpeza urbana, irão remanejá-los para outras atividades; há muito que fazer, e bem feito, pelo setor público em benefício de nosso bem estar.

    Cooperando com o setor público, estaremos aumentando sua eficiência e, por conseguinte, diminuindo custos e, assim, poderemos exigir mais e melhores serviços e, quem sabe, vermos o valor dos impostos reduzidos. Aumento de eficiência gera eficácia e reduz custos.

    É tudo uma questão do exercício de cidadania.

    A Lúcia Dias Souza é uma pessoa que exercita a cidadania, ela está queixando das más posturas de pessoas não tão cidadãs assim.

    Augusto Barbosa Lima

    ResponderExcluir
  2. Pois é, veja só como são as coisas... O povo joga lixo nas ruas e depois chora por causa das enchentes. Infelizmente isso está um pouco embutido na nossa cultura. O brasileiro é um povo que joga lixo FORA do lixo. E não é só nas clases baixas não. Nesse ultimo final de ano eu estava com a minha familia na praia do litoral sul de sampa, e nós levamos algumas sacolinhas pra juntar o nosso lixo e ainda ganhamos mais sacolinhas de pessoas da prefeitura q estavam distribuindo pra todos os banhistas. No final da tarde recolhemos tudo e deixamos limpinho o local onde estavamos, e bem do nosso lado um pessoal com todo aquele jeito de "bacanas", deixaram todo o seu lixo espalhado sem recolher. Que coisa mais feia! O que adianta estudar em boas escolas, receber uma "boa educação" e não usá-la para a vida! a falta de consciência das pessoas é tremenda com relação a esse assunto, e eu concordo com o colega acima, se não tem lixo por perto coloca no bolso ou na bolsa até encontrar o lugar certo pra jogar. Isso é uma questão de educação de cada pessoa não importando o nível social a que ela pertença.
    Bjs, Lú! Até a próxima!

    ResponderExcluir